terça-feira, 23 de março de 2010

Gênesis (Extra-legado? II)

Como, Quem e Porquê?
Aquelas três perguntas que passam na cabeça de qualquer individuo consciente, mais tarde ou mais cedo, já diz aquela música do Boss AC, "Não há dia que não pergunte porque nasci, eu não pedi, alguém me diga o que faço aqui"... e as perguntas ficam no ar. Será que nos esquecemos ou simplesmente nunca soubemos? Uma tradução feita pela Universidade de Haifa, em Israel, de uma inscrição hebraica recentemente descoberta sugere que algumas partes da biblia podem ser mais antigas que o imaginado, datando à 11.000 anos atrás... Analisemos algumas partes...


Gênesis 1:26 
"Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra."


Na teologia cristã, o debate em relação ao plural de "nossa imagem" tem sido interminável. Referia-se aos anjos ou à existência de muitos deuses?
Em escritas sumérias (ver 1º art.), reconhecidas nas tábuas de Enuma Elish, nós fomos desenhados para sermos um tipo de servos dos deuses, invés de sermos os únicos encarregues de cuidar e manter este mundo, como sugerem as escrituras biblicas. Será que pensaríamos menos de nós mesmos com espécie humana se fossemos os servos invés de sermos os herdeiros do mundo?




Gênesis 2:21-25
"(...) Contudo para si próprio o homem não encontrou uma companheira que lhe conviesse. Então o Senhor Deus fez o homem cair num profundo sono, tomou-lhe um dos lados e tornou a fechar a carne nesse lugar. Dessa costela fez uma mulher e trouxe-a ao homem."


Estudos exaustivos às antigas escrituras biblicas sugerem que isto era alusivo a uma cirurgia, ao estilo Frankenstein okay, mas um tipo de cirurgia na mesma.
Passagens na Génesis 3, depois da "queda" do homem, Deus castiga Eva fazendo uma coisa muito peculiar, manipula a fisionomia de Eva para que esta tenha dores ao dar à luz e que esta seria mais subversiva ao homem. Ora não nos é ensinado um Deus tolerante e piedoso?
E mais, depois são expulsos do paraíso por terem comido da árvore da sabedoria...


Gênesis 6 (O dilúvio)
"1-2) As pessoas começaram a multiplicar-se na terra. Então, seres do mundo dos espíritos repararam na beleza das mulheres terrenas, tomaram para si as que quiseram(...)
7) Tirarei da face da Terra tudo o que tem vida, desde o homem até aos próprios animais, inclusive répteis, aves, tudo. Porque estou bem triste de os ter feito.
8) Noé, contudo, dava prazer ao Senhor com a sua vida.
17) Porque tenciono cobrir toda a terra com uma imensa cheia que destruirá tudo aquilo em que houver vida."



De acordo com a Genesis 6, arrependido com a criação da humanidade Deus decide provocar O Grande Dilúvio, entretanto decide poupar Noé que cria a Arca e que posteriormente retribui, 
construindo um altar com oferendas, sacrificando grandes animais e aves. Deve ter sido um grande oferenda visto que Deus decide nunca mais destruir a humanidade. Isto sugere que Deus era visto como uma entidade fisica, a quem se podia "oferecer" comida? A ira de Deus apaziguada pelas acções de Noé e seus discípulos e por um churrasco? Existem muitos factos "físicos" nesta história, para não falar do facto de que "seres do mundo dos espíritos repararam na beleza das mulheres terrenas, tomaram para si as que quiseram", porque estes eram seres físicos num mundo dos espíritos ou num mundo de deuses? E os filhos? Genética ou pura física? hum...




Mas tenho de dizer que existe tanta informação hoje em dia que a história da nossa humanidade fica alterada conforme o relógio avança, o que faz com que percamos muito da nossa herança. Fica apenas a nossa própria conclusão dos factos retorcidos pelo tempo.


=)

1 comentário:

  1. Ora então é por causa do Nosso Senhor Todo Poderoso que tenho dores de período e (quando os tiver) irei gritar com todo o pulmão, qdo der à luz... graças a Deus que comemos da árvore da sabedoria e inventaram o famoso comprimido "Trifene" e a epidural!!!

    ResponderEliminar