Apesar de hoje em dia, somente cerca de 10% seguir a doutrina, é no Nepal, um país asiático dos Himalaias situado entre a China e a Índia, que nasce o budismo, entre os séculos IV e VI. E um tipo de "milagre moderno", aparentemente possível somente através do poder espiritual do Budismo, iria ter o seu berço no mesmo local.

Por diversos motivos as pessoas fazem jejum mas sem nunca rejeitar todo o tipo de alimento, até porque normalmente o máximo que alguém consegue aguentar varia entre vinte a trinta dias sem alimentos e cerca de quatro dias sem beber. Mas no Nepal a 16 de Maio de 2005, um rapaz de 15 anos é encontrado a meditar debaixo de um árvore oca, num clima aberto, quente, e tenciona fazê-lo durante seis anos, sem comer ou beber. Só meditar.
A história cresce e dez meses depois chega aos jornais e cadeias televisivas (Documentário Discovery Channel). Eles encarregaram-se de documentá-lo durante as horas necessárias para que um corpo humano saudável sucumba, horas essas que Ram Badhur Bonjam pareceu nem não notar nos demais, nem na falta de nutrientes, nem nas horas contínuas na mesma posição (a dormir ou acordado), nas altas temperaturas do dia e nas baixas da noite... e tudo isto supostamente devido a métodos secretos de ioga e meditação, segundo o director dos Mosteiros Tibetanos de Sakya, praticado por este. Das quatro linhagens do budismo tibetano, Sakya é também a que menos se sabe.
Por controvérsia, multidões, confusão ou simplesmente por quer um local mais calmo para continuar a sua meditação ele volta a desaparecer, chegando-se a temer o pior por instantes, reaparecendo nove meses depois, em Janeiro de 2007 embrenhado ainda mais na floresta.
Por controvérsia, multidões, confusão ou simplesmente por quer um local mais calmo para continuar a sua meditação ele volta a desaparecer, chegando-se a temer o pior por instantes, reaparecendo nove meses depois, em Janeiro de 2007 embrenhado ainda mais na floresta.
Siddhartha Guatama mudou o modo de vida de muitas pessoas até à civilização que hoje conhecemos. Palden Dorje ou Ram Badhur Bojam desde que iniciou a sua meditação, iniciou um movimento de milhões em luta pela espiritualidade, e (um facto engraçado) devido ao seu modo de vida, converteu a sua aldeia inteira ao vegetarianismo. Só um início?
Os ensinamentos budistas dizem-nos que o caminho da Iluminação é através da Meditação e que tudo é mutável, desde que se consiga controlar a mente. Tendo em conta de como as coisas estão e vão estando, toda a ajuda é preciosa e se realmente há alguma magia neste mundo, este seria o sitio onde a encontraríamos...
=)
=)
"Estou meditando no desapego deste mundo caótico do oceano da emoção, no nosso desinteresse da raiva e tentação, sem sair do caminho por um só momento, estou renunciando a minha própria ligação à minha vida e a minha casa para sempre, estou trabalhando para salvar todos os seres vivos. Mas neste mundo indisciplinado, a prática da minha vida é reduzida ao mero entretenimento.
Jamais ofereça obstáculos, raiva e descrença, no caminho da missão da minha meditação. Só lhes estou mostrando o caminho; vocês devem buscá-lo em vocês próprios. Quem serei, o que farei, os dias próximos revelarão. A salvação humana, a salvação de todos os seres vivos, e a paz no mundo é o meu objetivo e o meu caminho. 'Namo Buda sangaya Namo Buda sangaya'"
Palden Dorje, Ram Badhur Bonjam, 2 de Agosto de 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário