terça-feira, 13 de abril de 2010

CANNABIS

A cannabis tem cerca de 25.000 usos, desde uso alimentar, na construção, nos transportes, fuel e o seu uso no vestuário já não é novo. Descobrimentos feitos, datam uma tela antiga feita de cannabis, encontrada na antiga Mesopotânia, desde 8.000 a.C., assim como o papel mais antigo encontrado na China, feito à mais de 2000 anos atrás, até houve um tempo na história da América (à cerca de 200 anos atrás), que se podia pagar os impostos com a mesma.
Em Portugal, o cultivo desta planta iniciou-se por volta do séc. XIV e seguintes, pois era a principal matéria para a preparação de cabos e velas para as embarcações portuguesas e nas colónias, iniciava-se posteriormente a sua produção para vestuário (principalmente no Brazil) e somente em 1971 é que a sua produção se torna ilegal, devido à vertente que nasce depois, na produção e venda de drogas recreacionais.
A cannabis cresce num espaço de 100 dias a uma altura de 4 a 5 metros sem qualquer uso de herbicidas e pesticidas (entre outros, não prejudicando assim o ambiente); pode ser utilizado na produção de papel sem recorrer ao abate das tão necessárias florestas e sem recorrer a tantos químicos para a sua transformação (papel este que tem uma durabilidade muito maior, não amarelece com a erosão tempo e cresce muito mais rapidamente que qualquer árvore), na sua utilização como recurso natural (óleo, fuel, plásticos, materias de construção...), no vestuário (roupas feitas de cânhamo são extremamente duradouras) sem falar das inúmeras vertentes alimentares, num mundo onde a cada 3.6 segundos morre uma pessoa de fome. Até podemos encontrar fibras de cannabis nos sacos de chá da Lipton®. As sementes da cannabis contêm uma das mais altas fontes de proteínas na natureza e tem "ácidos especiais" e únicos nesta planta, que ajudam a reduzir o colesterol do corpo.




Então, hoje em dia qual será o país da Europa com as leis mais liberais em relação à posse para consumo de Cannabis? (Pista: Não é a Holanda!)
Apesar de ser a capital mais conhecida pelos coffee-shops, a Holanda nunca chegou a legalizar a cannabis, simplesmente as autoridades não forçam as suas leis nestes sitios.
A resposta correcta será mesmo Portugal, que em 2001 foi o primeiro país da Europa (para variar) a abolir qualquer punição legal para o uso pessoal de drogas, como a marijuana, as meta-anfetaminas e a heroína, sendo a punição trocada pelo acompanhamento obrigatório (terapia).
Apesar da preocupação nacional e internacional desta medida (que foi posta em práctica devido ao número elevado de consumidores clandestinos na altura), foi um tremendo sucesso, diminuindo o números de doenças transmissiveis nestas prácticas, como o HIV e a hepatite. (Estudo feito pela revista Times)
Depois desta descriminalização, Portugal teve a menor taxa de uso de Cannabis (10 %) em pessoas com mais de 15 anos de idade na Europa, comparativamente com os Estados Unidos (36.6%).


Existe meio milhão de mortes por ano devido ao tabaco...
Meio milhão de mortes  por ano devido ao álcool...
E nunca ninguém morreu pelo consumo de Cannabis (apesar de ser, como o tabaco, altamente dependente e de estudos recentes revelarem uma associação de o consumo de cannabis e a emergência de esquizofrenia em algumas pessoas, especialmente em consumidores com menos de 15 anos). Ajuda a aliviar o stress, a aliviar os sintomas da quimoterapia, dores crónicas e físicas e ainda a ganhar peso se for necessário (devido aos "munchies", um apetite especial posterior ao seu consumo)...
Posso dizer ainda que a Cannabis é como se fosse uma planta "extra-terrestre", porque é a única no mundo onde nós podemos diferenciar um "macho" e uma "fêmea", por serem tão diferentes fisicamente e por nenhuma outra planta no planeta ter essa diferenciação visível.


A Organização Mundial de Saúde considera o tabaco a principal causa de morte (voluntária) em todo o mundo, no entanto é legal e pode ser comprado em qualquer lado. A partir de 2003, foi aprovada uma lei que obrigava todos os produtores de tabaco a colocarem avisos nos seus maços... 
Não seria engraçado podermos ter a mesma escolha em relação à cannabis? 




=)

2 comentários:

  1. Parece quem nem fumas tabaco e que não é necessario o tabaco para certas coisas... :) a cena é q o cannabis como tao defensivamente falas é e vai continua a ser uma droga recreacional. Até pq, como referes, a lipton usa nos seus saquinhos ou lá o q seja e é legal...
    Não dizes pão!:D
    Basicamente como o alcool...

    Bom assunto... é bom é dzr q legalizar a cannabis podia tirar mtos "poleiros" ou status pela guita q da... ai sim... ponham mas é nos pacotes: "Fuma cannabis provoca o riso" ou entao: "Fumar faz-te bem disposto" ou melhor: "Fumar provoca uma vontade enorme de comer!" :D

    ResponderEliminar
  2. ok... n dixe k n fumava, só disse k deviamos poder ter a mm escolha... e a vdd é k o tabaco só é prejudicial a menos k tenhas problemas intestinais =) (ouvi dzr k ajuda) coft coft x) eheheh

    óbvio k é e vai continuar a ser recreacional... mas tal como o tabaco... e em relação à lipton (chás) o k eu keria dzr é k devia haver mais empresas a explorar a planta, sem olhar para ela c akele "estigma"...

    e yah... n digo pão! =D

    **

    ResponderEliminar